A primeira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) está programada para o período de 16 a 21 de agosto deste ano. Os nomes dos autores participantes ainda não foram divulgados, mas são esperados ao todo 35 autores locais, nacionais e internacionais.
Os convidados participarão de palestras e mesas de debate na tenda climatizada e no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A Flica foi um dos 19 projetos baianos contemplados pelo edital Oi Futuro 2011, divulgado no dia 21 de março.
Palco da sétima edição do festival literário de Cachoeira. Crédito: Laiana Matos
A festa conta ainda com programação musical. De acordo com os organizadores do evento, serão apresentadas 15 atrações musicais (nomes ainda não informados), em um palco montado sobre o Rio Paraguaçu. De acordo com a produção, haverá uma grande variedade de gênero musical entre os artistas convidados.
O objetivo da Flica é promover e incentivar o debate literário na região e incluir na agenda turística e cultural do estado um conceito inédito de “festa literária”, além de possibilitar o crescimento do turismo da cidade.
A festa, que é aguardada por diversos amantes da literatura com ansiedade, segue uma tradição conhecida em Cachoeira através do Caruru dos Sete Poetas – Recital com gostinho de dendê, um evento que em analogia une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário