domingo, 23 de março de 2008

CICATRIZES POÉTICAS*

CICATRIZES POÉTICAS*

Cleberton Santos
Autor de Lucidez Silenciosa (2005)


O poeta Adriano Eysen retorna à tribuna literária para declamar os novos poemas de Cicatriz do silêncio. Demonstrando notável amadurecimento no domínio da linguagem poética, através de imagens que açoitam as fraquezas dos homens e despertam o prazer lúdico da leitura, este poeta transforma sua palavra encantatória num porto da liberdade de onde partem seus desejos e fantasias amorosas juntamente com suas aspirações humanísticas.
Uma linguagem poética sempre rasurada pela carnalidade da paixão e transfigurada em arte pelo laborioso trabalho estilístico da língua em seu curso de sempre renovadas águas.
Ora um poeta cheio de cicatrizes amorosas, ora um anjo cheio de quimeras, ora um inquilino das saudades que resgata em formas e ritmos variados vivências do menino que sempre habita no homem construtor de belíssimas fábulas poéticas.
Os versos de Adriano Eysen acendem um fósforo dentro da noite para clarear o obscurecido espírito humano e reacender nos candeeiros da memória antigos símbolos e valores que transcendem a pequenez do mundo covarde que habitamos.
Convertendo seus desejos e sua sensibilidade estética em vãs aventuras líricas, o poeta segue sempre galopando nesta brava e singela tarefa de criar mundos expressivos através de seus sonetos, sextilhas, tercetos, elegias e odes que buscam, em última instância, comungar com os leitores a beleza da linguagem em suas múltiplas faces desconhecidas.
Em cada poema vai compondo uma estranha valsa que avança num movimento dialético de interiorização e exteriorização do olhar lírico que ilumina, a um só tempo, as memórias e os sonhos do poeta e a percepção crítica sobre o mundo presente que o rodeia com seus tormentos e decepções sociais.
Eis, aqui, amigo leitor, um poeta que sabe domar o galope da ventania lírica.


* Texto de Cleberton Santos publicado na orelha do livro Cicatriz do silêncio (2007), do poeta baiano Adriano Eysen. Livro lançado através do Projeto de Arte e Cultura do Banco Capital.

Nenhum comentário: