domingo, 8 de junho de 2008

LIVRO DE MOEMA PARENTE AUGEL


LANÇAMENTO DE MOEMA PARENTE AUGEL

O Departamento de Letras e Artes (UEFS) convida a comunidade para a palestra e o lançamento do livro O DESAFIO DO ESCOMBRO: NAÇÃO, IDENTIDADES E PÓS-COLONIALISMO NA LITERATURA DA GUINÉ-BISSAU, da Professora e Pesquisadora MOEMA PARENTE AUGEL (UNIVERSIDADE DE BIELEFELD, ALEMANHA).
DATA: 11 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO: 14:00 H
LOCAL: AUDITÓRIO MÓDULO I (UEFS)
PERFIL DA OBRA
Trabalho pioneiro de pesquisa e resgate, esta obra aborda a trajetória da literatura da Guiné-Bissau, detectando o papel que seus escritores assumem na definição ou redefinição da nacionalidade. Traz exemplos de como os escritores guineenses contemporâneos procedem à recuperação da história, narrando a nação a partir dos destroços de uma utopia em ruínas, promovendo auto-estima e respeito. Mostra a luta desses autores contra a anulação cultural do acervo simbólico tradicional e a homogeneização redutora das diferenças que constituem a especificidade guineense, apontando pistas para a revivência do espírito identitário da comunidade nacional. Aponta como essas vozes testemunhais se elevam para reabilitar a história dos vencidos, plasmando a representação simbólica de uma comunidade de destino, de história e de cultura.
PERFIL DA AUTORA
Moema Parente Augel é mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Literaturas Africanas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Radicada na Alemanha, é professora de Português e Cultura Brasileira na Universidade de Bielefeld. Dedica-se, entre outras atividades, ao estudo da literatura afro-brasileira e da literatura guineense. Viveu na Guiné Bissau entre 1992 e 1998, tendo produzido e publicado diversos livros com ensaios analíticos tematizando a literatura daquele país.

Nenhum comentário: