sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AS CRÔNICAS DE MOACIR SARAIVA

A leitura de um bom cronista é sempre prazerosa. Estou falando daquele prazer de sentir alegria pelas coisas miúdas da vida, pelos detalhes ínfimos do cotidiano. Por isso quero compartilhar com você, meu amigo leitor, o livro do professor e escritor Moacir Saraiva (Piauí, 1957).
Livro que reúne um conjunto de crônicas já publicadas nos jornais da região de Valença e, principalmente, no jornal “Valença Agora”.
Intitulada “A riqueza do detalhe” (Salvador, 2009), esta obra reúne 34 crônicas que revelam o cotidiano da sociedade valenciana, dos espaços escolares vivenciados pelo autor, das figuras folclóricas que circulam pelas cidades brasileiras e, principalmente, os detalhes da linguagem, as manobras da língua viva, os caprichos do nosso idioma.
Cronista experiente de jornal e professor de português em escolas técnicas e faculdades, Moacir Saraiva sempre lidou na intimidade com nossa Língua Portuguesa e seus grandes, médios e pequenos escritores. Homem de grande formação humanística, intelectual ativo na produção e circulação da cultura na cidade de Valença (sul da Bahia), Saraiva jamais se afastou do convívio com a palavra artística.
Agora, depois do apelo de muitos amigos, admiradores e escritores do seu convívio fraternal, finalmente organizou e editou seu primeiro livro de crônicas.
Dono de uma prosa limpa, uma narrativa ágil e uma linguagem com ritmo de conversa boa, Moacir Saraiva poderá ser lido pelo doutor, pelo estudante ou pelo porteiro da escola, na certeza de que os leitores de vários níveis e contextos encontrarão em suas crônicas fachos poéticos para iluminar o caminho da nossa pedregosa experiência humana.
Destaco a crônica “O sem ideia” em que o tema clássico da inspiração (na verdade a falta de inspiração) é retomado com grande propriedade. O drama da falta de assunto para o cronista cumprir sua missionária tarefa de escrever ordinariamente para o jornal se converte no próprio argumento do texto. E a angústia do escritor é transformada em uma pérola de discurso metalinguístico.
O pé do instrumentista da filarmônica local, um café frio tomado com bom humor, o homem de coerência extremada, um pai idealista, um professor mais esperto que os alunos, os pedintes que são verdadeiros “tomantes”, todas essas situações e personagens do nosso trivial cotidiano são transformadas em estórias que se colocam além do tempo e do espaço pelo maravilhoso poder da linguagem ficcional.
Agora, fraterno leitor, é só correr para a livraria do Shopping Iguatemi, em Salvador, e começar sua prazerosa viagem pelas crônicas de Moacir Saraiva.

Fonte:
SARAIVA, Moacir. A riqueza do detalhe. Salvador: EGBA, 2009.


Feira de Santana, 18/09/2010.

Um comentário:

Helena Conserva disse...

Olá Cleberton

estava a procura do livro A riqueza do detalhe e encontrei seu blog, nele um comentario so bre o livro. Onde posso comprar? Um amigo recomendou. Vc pode me indicar?


Grata
Helena Conserva
hconserva@gd.com.br