quinta-feira, 22 de novembro de 2007

ROGÉRIO SALGADO

Lucidez Silenciosa: a poesia sem academismo ou vanguardismo de Cleberton Santos.

Por Rogério Salgado (Poeta e Jornalista)

Vencedor do Projeto de Arte e Cultura do Banco Capital ano IV, Lucidez Silenciosa (EPP Publicações e Publicidade) é um livro, antes de tudo, visceral, desses arrancados do âmago do autor, composto de poemas polidos em sua técnica, sem deixar de emanar emoções no leitor mais desavisado. São 40 poemas que levam à reflexão por não serem escritos ao acaso. Cada palavra, cada linha estampada no branco do papel nota-se que foi muito bem pensado. Cleberton Santos, seu autor, não está preocupado em seguir vertentes literárias e nem com o academismo ou vanguardismo que rola por aí, sua poesia está comprometida somente com a função meramente correta de poetar e dizer ao mundo que o rodeia, aquilo que rola na sua cabeça de poeta. Feito de uma poesia simples, seus poemas contem, antes de tudo, a beleza que todo bom poema que se preze precisa ter. A poesia de Lucidez Silenciosa vem impregnada de lirismo, não aquele lirismo “lugar comum” que se observa nos poetas de baixa qualidade literária, mas um lirismo natural, dos grandes poetas. Nota-se em seu conteúdo que o autor não é nenhum “poetégo”, desses que se preocupam somente com seu próprio umbigo, mas sim com quem por acaso, venha a abrir a primeira página e viajar nas suas entrelinhas. Vejamos: “Meus olhos ardem na tarde do cais. / Posto que teu corpo / já não existisse, / meus olhos não arderiam mais. / Meus olhos ardem na ca(l)ma da tarde. / E sob teu corpo / lírios arfam teus seios. / Na tarde tarde meus olhos ainda ardem.
Cleberton Santos é poeta, crítico literário e professor de literatura. Natural de Propriá, reside atualmente em Feira de Santana/BA. Publicou em 2000 Ópera Urbana (Poesia), pelo Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana. Foi vencedor do Prêmio Escritor Universitário Alceu Amoroso Lima, da Academia Brasileira de Letras, em 2002. Publicou na revista iararana 9. Participou dos projetos Malungos, Poesia na Boca da Noite, Caruru dos 7 Poetas, VII Bienal do Livro da Bahia 2005. Atualmente realiza mestrado em Literatura e Diversidade Cultural na Universidade Estadual de Feira de Santana.
Lucidez Silenciosa é um desses raros livros de poesia que se pede para reler imediatamente. Contatos com o autor através de correspondência: Rua Araguacema, 94. Feira de Santana/BA. Cep 44021-000. Ou pelo e-mail clebertonpoeta@bol.com.br

(Rogério Salgado, Jornal Correio do Sul, Minas Gerais, 07/04/2006)

Nenhum comentário: