quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O POETA FRANKLIN MAXADO NO PROJETO TRAVESSIA POÉTICA

A 2ª Edição do Projeto Travessia Poética acontecerá no dia 19/12/2008, às 20:00 hs, no espaço cultural Cidade da Cultura (Rua H, 170, Conj. João Paulo II, Feira de Santana – Bahia). O projeto é coordenado pelos professores e poetas Cleberton Santos (UEFS) e Adriano Eysen (UNEB) que apresentam a cada edição um poeta convidado para lançar seus livros e recitar para o público. O convidado da 1ª Edição do Projeto Travessia Poética foi o poeta José Inácio Vieira de Melo (residente em Jequié), agora é a vez do cordelista feirense Franklin Maxado que irá lançar sua Antologia Poética, publicada em São Paulo pela Editora Hedra. A Cidade da Cultura é um bar que apresenta uma proposta cultural diversificada e uma culinária regional de primeira linha, além do excelente atendimento personalizado do cantor e compositor Asa Filho.
Além de cordelista, Maxado Nordestino é poeta, jornalista, folclorista e compositor. É considerado pelo escritor Aleilton Fonseca “um símbolo da resistência e da permanência da literatura de cordel e da xilogravura nos tempos atuais”. Aleilton, que também é professor da Uefs, vai mais além ao afirmar que “a xilogravura de Franklin Maxado é uma arte de resistência e convencimento que enriquece o acervo da cultura brasileira como uma contribuição pessoal e exemplar”.

A antologia de Cordel reúne impressões de nomes importantes da literatura brasileira, como Jorge Amado. O escritor ressalta que Franklin Maxado abandonou outras ambições e outros sonhos para se dedicar, de corpo e alma, ao cordel. “Trata-se de um clássico no gênero”, resume. Também emitem opiniões sobre o trabalho do artista, Cid Seixas, Paulo Dantas, Juarez Bahia, Ronaldo Senna e Joseph Luyten, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Nenhum comentário: