segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CÂMARA BAHIANA DO LIVRO

CÂMARA BAHIANA DO LIVRO

BOLETIM DE ATIVIDADES OUTUBRO 2009


BIENAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO

A Câmara Bahiana do Livro, em parceria com a Secult-BA, Fundo de Cultura, LDM, Viapress e editoras baianas, participou da última edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, promovida pelo SNEL - Sindicato Nacional dos Editores de Livros, de 10 a 20 de setembro deste ano, através de estande próprio. Expomos mais de 4.500 exemplares, com cerca de 1.400 títulos, de editoras e autores baianos. Vendemos livros locais no varejo e no atacado, fechando negócios com livrarias e bibliotecas. A participação, no âmbito institucional, foi inédita, e serviu como marca do novo paradigma de atuação da Câmara Bahiana do Livro: trabalhar em prol da cadeia produtiva profissional do livro na Bahia.

FUNDO PRÓ-LEITURA

Durante a XIV Bienal do Livro no Rio de Janeiro, entidades da cadeia produtiva do livro assinaram acordo onde estabelecem contribuição de parte do faturamento do setor para o desenvolvimento das políticas de livro e de leitura no País como retribuição à desoneração dos impostos agraciada pelo governo em 2004.
Essa contribuição representará aproximadamente 60 milhões de reais que retornarão para a economia do livro em forma de projetos e programas para fomento do livro e da leitura para fazer do Brasil um país de leitores.
O acordo foi firmado com as entidades representativas do setor: Associação Brasileira dos Editores de Livros, a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional de Editores de Livros, a Associação Brasileira de Difusão de Livros, Associação Nacional de Livrarias, Liga Brasileira de Editores, Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Câmara Rio Grandense do Livro, Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro, Câmara Mineira do Livro, Câmara Amazonense do Livro e Leitura, Câmara do Livro do Distrito Federal, Câmara Bahiana do Livro, Sindilivros Ceará e Diretoria do Livro, Leitura e Literatura/SAI/MinC.
A Câmara Bahiana do Livro participou das negociações, ao lado das outras entidades regionais do livro, através de seu presidente, Aurélio Schommer. A foto com o momento da assinatura do acordo histórico pode ser conferida no link http://blogs.cultura.gov.br/pro-leitura/, onde também poderá ser acompanhada a tramitação do acordo no Congresso Nacional, sob a forma de Projeto de Lei.

1ª FEIRA DO LIVRO DO SALVADOR NO ORÇAMENTO

O Prefeito João Henrique garantiu a inclusão da Primeira Feira do Livro do Salvador no orçamento do Município para 2010. A Feira, com estrutura climatizada de última geração fornecida pela ST Estruturas, será realizada no Campo Grande, de 21 de abril a 02 de maio do próximo ano. Resultado da parceria entre a Câmara Bahiana do Livro e Fundação Gregório de Matos, o evento promete superar em público e área de exposição qualquer outra iniciativa do gênero em nosso estado já realizada.
Aproveitamos para agradecer o empenho da Fundação Gregório de Matos, através de seu Presidente Antonio Lins, e da brilhante gestora Ilna Baptista, que compreenderam a importância de dotar a cidade de uma feira de livro realizada por baianos, com valorização da produção local.

CAMPANHA DE FILIAÇÃO

Desde o início da nova gestão da Câmara Bahiana, em abril, mais que dobramos o número de filiados. Ainda estamos em campanha para filiar todas as editoras, livrarias, distribuidoras e gráficas de livro do estado, além de seguirmos aceitando a filiação de autores. Pedimos aos interessados que enviem e-mail para aurelioschommer@gmail.com, ou c.vilarinho@yahoo.com.br, solicitando sua filiação. Há muito trabalho a fazer e precisamos da participação e do compromisso de todos.

LEI DO LIVRO A CAMINHO

Após longo período de políticas públicas errantes e descontínuas no que diz respeito ao livro e à leitura, o Governo do Estado parece ter despertado para a necessidade de fortalecer a cadeia produtiva do livro na Bahia. Tudo começou com o Edital de Apoio à Edição, no final do ano passado. Apesar de repetir velhos equívocos, como patrocinar impressões sem viabilidade de distribuição, foi um primeiro passo. Esperamos que o segundo Edital venha mais aperfeiçoado e esteja de fato voltado à produção editorial viável. Depois veio o convite à Câmara Bahiana para participar da curadoria da Bienal da Bahia, com o que conquistamos alguns espaços importantes para debatermos o aperfeiçoamento daquele evento, sempre muito criticado por nossos filiados. Em seguida, a publicação no Diário Oficial do Estado da convocação da Câmara Bahiana para participar como titular no Grupo de Trabalho para a Lei do Livro e elaboração das políticas públicas para o livro e leitura. O GT do Livro já começou a funcionar e estamos esperando ansiosamente o momento de apresentarmos nossas propostas. Para tanto, pedimos a contribuição de todos os filiados, com sugestões que venham enriquecer esta histórica e fundamental participação da entidade representativa da cadeia produtiva do livro na elaboração da legislação relativa à produção literária na Bahia. Por fim, vale destacar o apoio do Estado à nossa participação na Bienal do Rio e a promessa de mais apoio para participarmos de eventos semelhantes no próximo ano em Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.
Para um primeiro ano de relações profícuas, avançamos muito. Porém, há ainda um longo caminho a percorrer até chegarmos a um efetivo renascimento da indústria editorial baiana.

POSSE BAIANA NA ABEU

No último dia 11 de setembro, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) passou a ter nova diretoria, cuja presidente é a diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), filiada à Câmara Bahiana do Livro, Flavia Garcia Rosa. A cerimônia de posse foi realizada na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, com a presença do presidente da Câmara Bahiana do Livro, Aurélio Schommer, quando a equipe assumiu a gestão da Associação para o período 2009-2011.Depois de ter passado os dois últimos anos como vice-presidente, Flávia Garcia Rosa volta à presidência da Associação (função que já exerceu no período de 2003 a 2005). Graduada em Comunicação, mestre em Ciências da Informação e doutoranda em Comunicação (Cultura e Sociedade), Flávia Rosa dirige a EDUFBA desde 1998.Em seu discurso de posse, Flávia Garcia Rosa agradeceu aos companheiros de editoras universitárias, à equipe da gestão cessante e aos parceiros da nova jornada. Relembrando o fato de acompanhar o movimento dos editores há mais de 26 anos – ações que contribuíram para a criação da ABEU há 22 anos –, Flávia se disse mais preparada para gerir a trajetória em prol do coletivo: com mais maturidade, conhecimento, experiência em pesquisas na área e comprometimento com os princípios que defende. A nova presidente se referiu à necessidade de capacitar o quadro técnico-administrativo, de consolidar parcerias e de se fazer uma vasta pesquisa interna, mantendo como base uma proposta de trabalho que privilegia os associados, independentemente de dimensão e região.“Temos planos, projetos e o grande desejo de que nossas associadas, com o nosso apoio, cumpram cada vez mais com a missão de dialogar com a sociedade através da disseminação da produção científica, acadêmica e artística das universidades, inseridas no contexto das tecnologias de informação e comunicação que tornaram o mundo ‘menor’, ligado através de redes, de acesso instantâneo e em busca do acesso livre”, afirmou Flávia.

Aurélio Schommer
Câmara Bahiana do Livro - CBaL
Presidente
71-91928073 - 71-32353763

Nenhum comentário: