quarta-feira, 11 de maio de 2011

DESPEDIDA: a viagem continua

DESPEDIDA: a viagem continua
Aos colegas do Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

CLEBERTON DOS SANTOS

Cheguei no dia 10 de abril de 2007. Meu barco vinha de outros mares nunca dantes navegados pelos habitantes desta terra-escola. Primeiro foi o estranhamento. Depois a revolta de ambos os lados. A revolta dos nativos diante dos sonhos do invasor. A revolta do invasor diante da realidade dos nativos. Grandes revoltas revoltosas. Mágoas. Silêncios. Falares truncados. Desentendimentos. Um ano passou com muitos desencontros e esperanças. Então nasceu a flor da solidariedade, do entendimento, da comunhão. O invasor, talvez eu, transformou-se em “colega”, “amigo”, “professor”, e outras tantas palavras de luz e compaixão. A terra inóspita, agora era acolhedora e confiável. Os nativos eram meus irmãos. A realidade era suportável. Mas nunca esqueci meus sonhos. Nunca esqueci meus mares outrora navegados. Alimentava em meu coração a certeza de que estava de passagem. Mas nunca seria passageiro. Deixaria minha marca, minha luz, meu ser impregnado na vida desta terra. Na vida deste povo. Também fui indelevelmente marcado pela alma dos irmãos nativos. Humanos sempre humanos meus semelhantes. Luzes que brilham mesmo em abismos de escuridão. Ventos frescos em temperaturas extremas. Educadores. Estou partindo, hoje dia 05 de maio de 2011. Preparei meu barco, as velas brancas, os remos reconstruídos. O vento voltou a soprar. As águas estão boas para novas navegações. Tempo aberto. Sonhos renovados. Agora carrego saudades. Quatro anos e muitas experiências. Sorrisos, raivas. Alegrias, desespero. Conflitos, pazes. Tudo e todos sempre com muitas estórias. Encontros e desencontros. Estou partindo para novas terras. Nova jornada. Mas sempre voltarei. E quando possível mandarei chamar os amigos para perto de mim. Tomaremos taças de vinho. Ouviremos poesia. E lembraremos juntos dos momentos felizes. Dos tristes também. A vida tem muitas faces. Duas estradas, vários caminhos. Pelas mesmas águas que partimos podemos voltar. Importante é sempre deixar frutos nas árvores, água no pote e amigos de braços abertos. PAZ E SAÚDE PARA TODOS. AXÉ.

Feira de Santana, 05 de maio de 2011.
clebertonpoeta@yahoo.com.br

Um comentário:

Mara Virginia disse...

Li seu texto no mural da escola e agora aqui no blog, me emociono com cada palavra porque sou testemunha dessa sua jornada e do quanto você evoluiu como profissional e ser humano, trabalhando sem nenhum recurso, "encontrando pedras no caminho" e o mais importante: a sabedoria de saber trabalhar as diferenças tanto em sala de aula quanto na convivência com os colegas. Desejo a você meu colega e amigo poeta uma excelente jornada nesta nova fase da sua vida,

bjos fraternos

Mara Virginia