domingo, 15 de maio de 2011

IV Jornada Internacional de Mulheres Escritoras

Acontece em São Paulo nos dias 18 e 19 de maio, no SESC Pinheiros e nos dias 20 21 em São José do Rio Preto, a IV Jornada Internacional de Mulheres Escritoras. Seis escritoras estrangeiras, 12 brasileiras e mais duas escritoras que atuarão como mediadoras. Estarão participando com palestras que trazem temas os mais diversificados as internacionais: Alícia Poderte (Argentina), Pilar Quintana (Colombia), Arabella Salaverry (Costa Rica), Alejandra Costamagna (Chile), Pilar Pedraza (Bolívia), Ruth Pérez Aguirre (México) e as brasileiras: Naine Terena, Tatiana Terena, Cecília Prada, Nilza Amaral, Baby Garroux, Hygia T. Calmón Ferreira, Nilce Lodi, Renata Pallottini, Jurema Batista, Márcia Lígia Guindin, Giulia Moon, Ada Pellegrini Grinover, Ariana Gomes, quarto ano consecutivo que um evento literário consegue reunir escritoras de renome internacional em duas cidades diferente. Faz parte da programação do evento, além das palestras, o encontro de redes e associações de mulheres escritoras e jornalistas, desenvolvendo intercâmbios da comunicação existente em âmbitos distintos.



A jornada tem como principal objetivo o intercâmbio de experiências entre mulheres escritoras de todo mundo, visando criar mecanismos de efetiva comunicação entre redes, editoras, tradutoras, pesquisadoras, jornalistas, educadoras, leitoras e futuras escritoras.


Para a abertura da Jornada, estará presente no dia 18 de maio, o escritor e crítico da Academia Paulista de Letras, Fábio Lucas, que estará recebendo o prêmio “Lygia Fagundes Telles”.


A organização envolve além da equipe de coordenação liderada por Isabel Ortega, a parceria do SESC São Paulo e SESC Rio Preto e os apoios: da Secretaria da Cultura de Rio Preto, ACIRP, Associação Comercial de Rio Preto, Academia Riopretense de Letras, UBE, União Brasileira de Escritores, RiopretoShopping, UNESP, UNIP, UNILAGO. As palestras que acontecerão no SESC Pinheiros São Paulo e SESC Rio Preto, das 10:30 às 18h00, com pausa para almoço. (segue em anexo programa). Nesse público feminino estarão representantes de diversos segmentos sociais e culturais da sociedade regional: mulheres do campo (cortadoras de cana), jovens universitárias das áreas de letras, psicologia, direito, jornalismo, línguas, pedagogia, assim como professoras. Dia 20 de maio as 10:30 da manhã na ACIRP, Associação Comercial de Rio Preto (centro)- Abertura da Jornada em Rio Preto, com Homenagem as escritoras presentes e ao Critico e Escritor Fábio Lucas, pela Academia Riopretense de Letras e Cultura. Após as últimas palestras, todo dia acontecerá o Café Literário no espaço de convivência do SESC, que tem como meta se tornar o local de encontro entre escritoras e participantes do público, propiciar intercâmbio, conversas informais, divulgação de trabalhos, troca de contatos, lançamentos de livros. Como evento paralelo, estarão na praça do Rio Preto Shopping, a exposição “Mulheres de Fibra” de Norma Villar e a presença das escritoras que estarão apresentando seus livros. O público participante na Jornada poderá receber um certificado de participação, enviando os dados ao e-mail jornadaescritorasrp@hotmail.com


Um evento que reforça o intercambio cultural em duas grandes cidades.






O endereço do Sesc Pinheiros: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros- São Paulo-SP Tel. 3095 9400

Nenhum comentário: