quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

DIA DO LEITOR: Projeto OXE de Literatura Baiana Contemporânea

 

Hoje, 07 de janeiro, comemora-se o Dia do Leitor. Nada mais justo para celebrar este dia do que Homenagear o “Projeto OXE: literatura baiana contemporânea”, grande mediador na formação de leitores e leitoras e no estudo e divulgação da vasta Literatura Baiana. Desenvolvido desde 2014, no IFBA campus Santo Amaro, sob a orientação da Professora Doutora Maria das Graças Meirelles, este projeto realiza ações de extensão e pesquisa sempre voltadas para estimular o potencial da Leitura, Educação e Cultura na comunidade. Entre as inúmeras ações do Projeto, destaco aqui o “Portal OXE” que apresenta a produção literária de mais de 100 escritores e escritoras da Bahia.


 http://oxe.insix.com.br/


 “O Portal OXE é uma das ações de mediação leitora do projeto OXE: literatura baiana contemporânea  que ocorre no IFBA, campus Santo Amaro, desde 2014. A criação do portal foi motivada pela necessidade de ter disponível um acervo que possibilitasse acesso a textos literários de autorxs baianxs de gerações distintas e gêneros diversos, voltado principalmente estudantes da educação básica. Além de ser um instrumento educacional, o site possibilita a circulação de textos literários baianos em mídias e redes digitais.”


Evento no Teatro Dona Canô, Santo Amaro. 


Festival de Culturas na Unilab, São Francisco do Conde. 


Feira do Livro de Feira de Santana, com o poeta Franklin Maxado. 

 http://oxe.insix.com.br/


AMIGO


Mesmo que o teu caminho

não seja o mesmo que o meu

 

Mesmo que a tua vontade

não encontre desejos em mim

 

Mesmo que a minha alegria

fira a tua tristeza

e tuas gargalhadas

não encontrem risos em mim

 

Saiba que eu estou em você

e que você sempre estará em mim

 

Afinal, a manga, a maça.

o jenipapo e o tamarindo

são irmãos da jaca, da banana

e do abacaxi.


Douglas de Almeida








Nenhum comentário: