sábado, 6 de setembro de 2008

LITERATURA INFANTIL - CYRO DE MATTOS

Escolas e Bibliotecas de São Paulo cecebem livro de Cyro de Mattos.

A Secretaria Municipal da Educação de São Paulo adquiriu 4.857 exemplares de “O Menino e o Boi do Menino” , novo livro do baiano (de Itabuna) Cyro de Mattos, para distribuir nas bibliotecas e escolas paulistas. Lançado pela Editora Biruta em maio deste ano, o livro escrito para a garotada nem bem começou a circular nas principais livrarias brasileiras já vai para a quarta edição. “O Menino e o Boi do Menino” é uma história tão comovente que às vezes parece pura poesia. É a história do boi Pintado que vive feliz da vida num sítio, com uma vaca azebuada que é sua mulher, um bezerro com pintas que é seu filho e um menino que é seu melhor amigo e nem imagina que um dia eles podem se separar.
Um dia, esta separação acontece e a gente vai acompanhando a história por dois caminhos – um, que é a longa e triste viagem do boi que vai ter de viver sozinho num lugar longe dos seus “amores”; o outro, é a saudade sem tamanho do menino que chega a ouvir o mugido do boi lá longe, de tanta falta que ele faz.
Acontece que vida de boi não é nada fácil porque “dele tudo se aproveita” e seu destino é ser criado para morrer. E a vida de menino é de uma tristeza sem limite, ainda mais quando ele sofre tanto que acaba ficando com o coração do tamanho de um boi.
Escrita numa linguagem fluente, dinâmica e poética, esta é uma história de amor, ternura e amizade, revelando que o afeto entre animais e pessoas é um sentimento tão humanamente forte que às vezes pode até mudar o curso da história e até mesmo surpreender a gente com um final feliz.
Baiano de Itabuna, escritor com prêmios respeitáveis, autor de 35 livros, Cyro de Mattos tem contos e poemas publicados em antologias no Brasil em Portugal, Itália, Alemanha, Rússia, Dinamarca, México e Estados Unidos. A Palimage Editora, de Viseu, Portugal, publicou dois livros seus de poesia, “Vinte Poemas do Rio” e “Ecológico”. A Runde Taarn Edizione, de Gerenzano (Varese), na Itália, vai publicar breve “Poesie della Bahia”, uma antologia de seus poemas. Sua história “Natal das Crianças Negras” foi incluída na “Antologia di Natale”, da Editora Tigulio Bacherontius, de Santa Margherita Ligure, Itália, reunindo 45 textos selecionados entre 247.

Texto enviado pelo autor.

Nenhum comentário: