quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

ALFREDO BOSI: O SER E O TEMPO DA POESIA

 Entre minhas tantas leituras teóricas dos tempos da Graduação em Letras Vernáculas na UEFS, destaco este livro fundamental de Alfredo Bosi: O ser e o tempo da poesia. Tenho em minha biblioteca e sempre estou revisitando-o. Considero uma leitura indispensável para os leitores de poesia, professores e escritores. Boa leitura!

 “Contextualizar o poema não é simplesmente datá-lo: é inserir as suas imagens e pensamentos em uma trama já em si mesma multidimensional; uma trama em que o eu lírico vive ora experiências novas, ora lembranças de infância, ora valores tradicionais, ora anseios de mudança, ora suspensão desoladora de crenças e esperanças. A poesia pertence à História Geral, mas é preciso conhecer qual é a história peculiar imanente e operante em cada poema.”

Alfredo Bosi (2000, p.13)

 

"As palavras 'ser' e 'tempo', no título deste volume, definem as tônicas dos seis ensaios que o constituem. São ensaios no sentido mais nobre do gênero: jogo criativo da inteligência a mover-se, alerta e sensível, no espaço que vai do geral ao particular; dos parâmetros da essência às formas de sua atualização histórica; do ser ao tempo da poesia. O ser da poesia - a imagem que 'busca aprisionar a alteridade estranha das coisas e dos homens'; o som no signo, 'a figura do mundo e a música dos sentimentos' recuperadas via linguagem; o ritmo da frase do discurso poético, 'imagem das coisas e movimento do espírito'. O tempo da poesia - a resposta dos poetas ao estilo capitalista e burguês de viver, desde 'o autismo altivo' do 'símbolo fechado' à paródia negativista que 'brinca com o fogo da inteligência'; os valores religiosos, éticos e políticos da ideologia a fundarem a unidade de perspectiva na Divina Comédia; Giambattista Vico, 'mente poética em tempos analíticos' que investigou 'o ser da Poesia, em termos de linguagem', numa abordagem antecipadoramente estrutural".

 

José Paulo Paes

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11290

 

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.




 

 

Nenhum comentário: